Quem Somos

Dr. Joaquim Pinto Coelho

joaquim-pinto-coelho

Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia foi idealizada por Dr. Joaquim Pinto Coelho, numa época em que Salvador era carente de uma escola profissionalizante.

1934

31 de janeiro - Fundação

praca-2-de-julho-pb

Apesar da fundação ocorrer em 31 de janeiro de 1934, seu funcionamento oficial deu-se em junho de 1934. Era localizada à Praça Duque de Caxias, 26; atual Largo 2 de Julho.

26 de junho

Seu primeiro aluno foi José de Seixas, matriculado em 26 de junho de 1934.

Escola de Engenharia Eletromecânica

Em 1940, foi proposto a mudança do nome: Escola de Engenharia Eletromecânica, para Escola de Eletromecânica, para evitar dificuldades no reconhecimento. Não foi adiante a proposta e conservou-se o nome original.

1940

Compra do atual prédio

fachada_02a

Em abril de 1942 foi enviado um representante da Escola para fazer o processo de reconhecimento junto ao Governo Federal. Em agosto de 1942 foi proposto e aceito, com recursos da Caixa Econômica Federal, comprar um prédio onde é a atual Escola.

1942

Livro de Ouro

Em 1943 o Prof. Solon, então diretor da Escola, após expor a situação desta, propôs criação de uma comissão chefiada pelo Prof. Martins Catarino para conseguir recursos através de Livro de Ouro.

1943

Escola reconhecida

Finalmente em março de 1952 veio o Inspetor Federal fazer a vistoria na Escola a qual foi reconhecida em 21 de março de 1952, através do decreto n° 30.879.

1952

Um pouco mais

Sobre nós

  • VISÃO
  • MISSÃO
  • VALORES
vision-1

Trabalhar a educação de forma inovadora, incentivando a valorização do indivíduo humano de tal forma que os participantes do projeto político pedagógico da instituição sintam-se capazes de contribuir com a formação de atores, reflexivos, atuantes, ativos e participantes da construção do conhecimento a partir de práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento do pensamento cognitivo social e estimulem tanto a mudança de paradigmas com inserção novas ideias que possam modificar positivamente a apropriação e aplicação do conhecimento em favor da humanidade e da biodiversidade.

Desenvolver o Ensino nas etapas do Ensino Fundamental, Médio, Técnico profissionalizante,e Superior objetivando a transformação do educando de forma a torná-lo um cidadão ético, positivamente crítico, adequado à sociedade e estando capacitado a contribuir com o desenvolvimento de sua cidade do estado e do país, sempre respeitando as diferenças humanas em todos os seus aspectos.

mission-2

Os valores adotados e estimulados pela EEEMBA tem como finalidade despertar e solidificar princípios, atitudes, comportamentos e decisões de todos os atores envolvidos no processo educativo aplicado pela instituição. Esses valores estão baseados nos seguintes pontos:

A verdade e retidão, que deve nortear e estimular a veracidade dos atos, a honestidade, o discernimento, a imparcialidade, a reflexão, a confiabilidade, a responsabilidade e a justiça social.

A ética, que deve nortear e estimular, o comportamento moral, a obediência às leis e regras, o respeito às desigualdades em todos em todos os sentidos e gêneros, a conduta individual e em grupo e a integração humana política e social.

A cultura, que deve nortear e estimular a preservação da cultura nacional, regional e global, de forma a ser entendida como modo de vida e motivador de padrões de comportamento para uma sociedade.